Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

KING PEDE DESCULPA

Tony Alexander King, o assassino confesso de Sonia Carabantes e Rocío Wanninkhof, escreveu cartas de arrependimento às famílias das suas vítimas, cartas essas ontem publicadas pelo jornal britânico "The Sun".
24 de Setembro de 2003 às 00:00
King quando era detido
King quando era detido FOTO: Stringer/Reuters
Mas King afirma tê-las escrito aconselhado pelo advogado e jornalista David Rojo, que lhe ofereceu os seus serviços jurídicos para obter, em exclusivo, uma entrevista de duas horas e fazer chegar as cartas à Imprensa.
King afirmou ao director da prisão de Alhaurín de la Torre, Málaga, que Rojo, depois de lhe comunicar que a sua advogada desistira do caso, se ofereceu para a substituir de forma gratuita. Logo que King aceitou os seus serviços, aconselhou-o a escrever cartas de arrependimento dizendo, segundo o detido, "que em Espanha isso é muito valorizado".
King concordou e escreveu duas cartas, às famílias de Sonia e Rocío, afirmando a Rojo, na entrevista que este obteve de forma fraudulenta já que nunca se identificou como jornalista, que estava "arrependido do sofrimento causado" e receoso pela sua vida, pois os presos querem matá-lo.
Na carta dirigida à mãe de Rocío, assassinada há quatro anos, em Fuengirola, King pede desculpa por ter causado "uma zanga com Delores Vasquez". De facto esta amiga da família foi acusada do crime e aguarda em liberdade condicional um novo julgamento. Na carta à mãe de Sonia, estrangulada no mês passado em Coin, King refere um atropelamento. "Estava bêbado e não sabia o que fazia", afirma King, salientando que não pretendeu "atropelar" Sonia.
Perante a forma como Rojo obteve as cartas e a entrevista, a Ordem dos Advogados de Málaga investiga se houve violação do código deontológico da advocacia. Entretanto, a Polícia britânica confirmou que as impressões digitais de King e do "estrangular de Holloway" coincidem. Recorde-se que esta foi o nome dado a King em Londres depois de aí ter estrangulado pelo menos cinco mulheres nos anos 80.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)