Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Lampedusa: Itália critica falta de medidas da UE

Vários ministros reclamam uma política europeia concertada face à imigração clandestina
5 de Outubro de 2013 às 09:23

O governo italiano criticou ontem a falta de uma política de imigração comunitária, considerando que o recente naufrágio que terá matado mais de 300 pessoas junto à ilha de Lampedusa tem de despertar os países europeus para o grave problema.

"A política de imigração não é, neste momento, comunitária. Esperemos que estas tragédias abram os olhos a outros governos europeus, para que possa ser concertada uma verdadeira política de imigração comunitária", afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Emma Bonino. Por seu turno, o titular do Interior, Angelino Alfano, afirmou sentir "vergonha" pela tragédia , e prometeu: "Elevaremos a nossa voz na Europa para mudar as leis que deixam todo o fardo da imigração ilegal nos países de entrada". E acrescentou: "Este mar pressupõe uma fronteira entre África e Europa e não entre África e a Sicília." E o seu colega das Infraestruturas, Maurizio Lupi, sublinhou que o país não pode continuar sozinho a enfrentar o problema.

O naufrágio de quinta-feira matou 111 pessoas e cerca de 200 estão desaparecidas. As buscas foram adiadas, devido ao mar revolto.

SUSPENSAS BUSCAS PARA ENCONTRAR CORPOS

As ações de busca para encontrar os corpos ainda desaparecidos no naufrágio em Lampedusa, Itália, estão este sábado suspensas devido ao mar agitado.

As buscas dos cadáveres "estão suspensas", devido às condições no mar e ao vento forte, disse à AFP um responsável da polícia, Leonardo Ricci.

"É uma obrigação jurídica e moral recuperar todos os corpos. Centenas de famílias esperam notícias" dos seus familiares, salientou Leonardo Ricci.

Os destroços foram localizados e as primeiras aproximações revelaram cenas chocantes: "é um horror, com dezenas de corpos, podem ser centenas. Estão empilhados uns sobre os outros", testemunhou à agência Ansa Rocco Canell, um mergulhador de uma escola privada.

IMIGRAÇÃO CLANDESTINA ITÁLIA LAMPEDUSA TRAGÉDIA NAUFRÁGIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)