Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Le Pen diz ter desmascarado "mentira do sistema político francês"

Frente Nacional não terá ganho em nenhuma região.
13 de Dezembro de 2015 às 20:01
Marine Le Pen, líder da Frente Nacional
Marine Le Pen, líder da Frente Nacional FOTO: Reuters
A presidente do partido de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, a grande derrotada da segunda volta das eleições locais em França, garantiu que o seu resultado eleitoral "desmascarou a mentira em que assenta o sistema político francês".

Sem reconhecer explicitamente a derrota de todos os seus candidatos, incluindo ela mesma, quando as projeções apontam a derrota da Frente Nacional em todas as regiões do país, Le Pen dirigiu-se aos seus apoiantes com uma mensagem de triunfo, porque o seu partido, disse, triplicou o número de vereadores em relação a 2010.

Na primeira volta, realizada na semana passada, a FN tinha ganhado em seis das 13 regiões francesas.

Hoje, a afluência às urnas foi superior à registada no domingo passado em dez pontos percentuais, rondando os 60 por cento, mas a formação de extrema-direita continuará sem controlar qualquer região de França.

De acordo com uma projeção da estação televisiva BFM TV, baseada na contagem de votos das mesas que encerraram em primeiro lugar e em sondagens à boca das urnas, Le Pen só obteve 42% dos votos na região norte Pas-de-Calais Picardie, apenas mais dois pontos percentuais que na primeira volta.
Marine Le Pen Frente Nacional França política eleições partidos e movimentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)