Um vídeo de uma menina a ser abocanhada por um leão-marinho na Doca dos Pescadores de Steveston, no Canadá, está a chocar a Internet, tendo já quase um milhão de visualizações em menos de 24 horas. As imagens começam por mostrar o animal aparentemente brincalhão, comendo os pedaços de pão que os turistas vão lançando ao rio Fraser. Nada fazia prever o comportamento do mamífero.
Michael Fujiwara, o autor do vídeo, conta ao Vancouver Sun como tudo se passou. "Eu estava sentado na doca e então este leão-marinho saiu da água à minha frente. Só peguei no telemóvel e comecei a filmar", começa o homem, residente em Vancouver.
"O leão-marinho realmente atraiu muita atenção dos visitantes, incluindo a menina. Ela, juntamente com alguém que acredito ser da família, começou a alimentar os animais com migalhas de pão, ou o que quer que fosse, e então acho que o animal ficou um pouco confortável demais", explica Michael.
Os leões-marinhos são criaturas consideradas muito inteligentes e tímidas. Há relatos, num passado recente, de ataques agressivos a seres humanos, embora não se saiba se o animal estava tentar magoar a menina.
A meio do vídeo, vê-se um homem ofegante e a gritar, que Michael acredita ser um parente. Salta totalmente vestido para dentro de água para resgatar a criança.
O homem tira a menina do rio em segurança, de seguida sai da água, parecendo abalado pelo incidente. O leão-marinho não reaparece à tona, e a criança, completamente encharcada é levada por familiares.