Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Legislativas deverão dar novo mandato a Angela Merkel

Hoje esperam-se votos de mais de 60 milhões de eleitores.
22 de Setembro de 2013 às 08:53
Eleições legislativas na Alemanha realizam-se hoje
Eleições legislativas na Alemanha realizam-se hoje FOTO: Getty Images

Mais de 60 milhões de eleitores alemães votam este domingo, num escrutínio que deverá dar de novo a vitória à chanceler Angela Merkel, apesar de as sondagens indicarem que os partidos mais pequenos podem obrigar a uma nova coligação governamental.

No poder há oito anos, Merkel parece estar bem posicionada para conseguir um terceiro mandato de chanceler, de acordo com as sondagens. 

Uma sondagem do Instituto Emnid, publicada hoje no semanário 'Bild am Sonntag', indica que os conservadores de Merkel (a CDU e o partido irmão da Baviera CSU) vão conseguir 39% dos votos e o partido liberal FDP 6%.

Os sociais-democratas do SPD surgem com 26% das intenções de votos e os aliados tradicionais com 9%. A esquerda radical 'Die Linke' contabiliza 9%, e o partido anti-euro, 'Alternative fur Deutschland' (AfD), não deverá ultrapassar o limiar dos 5%, necessário para estar representado no parlamento, ficando apenas com 4%.

A coligação atual de Merkel (CDU-CSU/FDP) ficará com 45% dos votos, um ligeiro avanço relativamente à oposição (SPD, Verdes e Die Linke), com 44%, mas o SPD já excluiu formar governo com a esquerda radical.

"O suspense persiste até ao fim. A corrida será renhida entre os partidos no poder e os da oposição", declarou o diretor do Instituto Emnid, Klaus-Peter Schopper, ao ‘Bild am Soontag’.

URNAS ABRIRAM NA ALEMANHA

As assembleias de voto na Alemanha abriram, este domingo, às 08h00 locais (07h00 em Lisboa) para as eleições gerais onde será escolhido um novo parlamento que vai eleger um novo governo.

No estado federado de Hesse, centro da Alemanha, realizam-se também as eleições regionais.

Cerca de 62 milhões de eleitores maiores de 18 anos estão chamados a votar, num ato eleitoral que contará com três milhões de novos eleitores e onde cerca de um quinto tem mais de 70 anos.

As urnas encerram às 17H00 (hora de Lisboa), altura em que serão conhecidas as primeiras sondagens à boca da urna.

A chanceler Angela Merkel votará em Berlim às 12H30 (hora de Lisboa) enquanto o seu principal rival, o social-democrata Peer Steinbrück, votará em Bona às 08H30 (hora de Lisboa).

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO DA CMTV

eleições Alemanha legislativas novo mandato Angela Merkel votos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)