Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Libertado um dos três norte-americanos detidos na Coreia do Norte

Libertação foi comunicada pela Casa Branca.
21 de Outubro de 2014 às 19:54
Jeffrey Fowle
Jeffrey Fowle FOTO: Reuters

Jeffrey Fowle, um dos três norte-americanos detidos na Coreia do Norte, foi libertado e está de regresso aos Estados Unidos, informou esta terça-feira a Casa Branca.

Fowle, 56 anos, preso pelas autoridades de Pyongyang em abril passado, "foi autorizado a partir da República Popular Democrática da Coreia", referiu o porta-voz Josh Earnest. "Está a caminho de casa", acrescentou Earnest. A CNN referiu que Fowle se encontra em Guam, após ter abandonado Pyongyang a partir do aeroporto local.

O norte-americano foi detido em abril após ter aparentemente deixado uma Bíblia na casa de banho de um clube noturno do porto de Chongjin, norte do país. Em setembro, Fowle tinha exprimido o receio de partilhar o mesmo destino que os seus compatriotas Kenneth Bae e Matthew Miller, que já foram julgados e se encontram a cumprir penas de prisão na Coreia do Norte.

Miller, 24 anos, foi sentenciado pelo Supremo Tribunal norte-coreano a seis anos num campo de trabalhos forçados após ter acusado de "atos hostis", depois de ter rasgado o seu visto de turista quando entrou no país, e solicitando de seguida asilo político. Bae, 42 anos, foi preso em novembro de 2012 e mais tarde condenado a 15 anos de trabalhos forçados.

Coreia do Norte Casa Branca Jeffrey Fowle Estados Unidos detido
Ver comentários