Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Líbia: Autoridades recuperam controlo do aeroporto

As autoridades líbias afirmaram ao início da noite desta segunda-feira que controlam "totalmente o aeroporto de Tripoli", após um grupo armado ter interrompido durante várias horas o tráfego aéreo.
4 de Junho de 2012 às 21:16
Tráfego aéreo no aeroporto de Tripoli esteve interrompido
Tráfego aéreo no aeroporto de Tripoli esteve interrompido FOTO: Reuters

"As autoridades garantem o controlo total do aeroporto", disse aos jornalistas em Tripoli o vice-ministro líbio do Interior, Omar al-Khadrawi, antes de precisar que foram detidos dezenas de assaltantes e as suas armas confiscadas.

Dezenas de milicianos armados tomaram de assalto na manhã de hoje o aeroporto de Tripoli e bloquearam o tráfego aéreo para denunciar o "misterioso sequestro" do seu líder, reavivando as inquietações sobre a presença de diversos grupos armados que ameaçam a estabilidade da Líbia pós-Kadhafi.

Dezenas de homens armados da brigada Al-Awfya, da cidade de Tarhuna, situada 60 quilómetros a sudeste de Trípoli, entraram na pista do aeroporto transportados em veículos armados e pelo menos uma viatura blindada, e impediram qualquer avião de levantar o aterrar no local.

De acordo com a agência noticiosa oficial Lana, os homens armados dispararam para o ar e feriram ligeiramente um dos funcionários do aeroporto, provocando ainda o pânico entre os passageiros.

O porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mohamed al-Harizi, tinha anunciado previamente a abertura de um inquérito para determinar as circunstâncias do desaparecimento de Abu Elija, comandante da brigada al-Awfya. Os militantes acusavam as autoridades de terem detido o seu chefe no domingo.

tripoli aeroporto grupo armado autoridades controlo conselho nacional de transição
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)