Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Líbia: Governo britânico anuncia envio de apoio humanitário urgente

O governo britânico anunciou este sábado que o Reino Unido irá enviar apoio humanitário urgente às centenas de milhares de líbios afectados pelo conflito que se vive naquele país.
27 de Agosto de 2011 às 12:06
Executivo de David Cameron vai contribuir com equipas médicas e alimentos
Executivo de David Cameron vai contribuir com equipas médicas e alimentos FOTO: Reuters

O executivo liderado por David Cameron vai contribuir com equipas médicas e alimentos, que fará chegar àquele país africano através do Comité Internacional da Cruz Vermelha.

O governo anunciou ainda que irá cooperar com a Líbia quando for preciso reunir as famílias que se tenham separado devido ao conflito entre o ditador Muhaman Kadhafi e os rebeldes.

O ministro britânico da Cooperação Internacional, Andrew Mitchell, citado pela agência EFE, afirmou que as doações do Reino Unido irão ajudar as agências humanitárias "que realizam um excelente trabalho" na Líbia.

O Reino Unido vai enviar para aquele país equipas médicas e cirúrgicas, que deverão tratar cerca de cinco mil feridos, bem como alimentos e objectos domésticos essenciais, suficientes para quase 690 mil líbios.

O anúncio do governo de Cameron surge depois de, na sexta-feira, terem sido encontrados mais de 200 cadáveres, alguns em estado de decomposição, num hospital de Tripoli.

O repórter da BBC noticiou que há cadáveres de homens, mulheres e crianças em camas e nos corredores do hospital Abu Salim, abandonado há alguns dias por médicos e enfermeiros, devido aos combates que ocorriam na zona.

A causa de morte destas pessoas é desconhecida, no entanto residentes no bairro onde está situado o hospital garantiram à BBC que alguns foram assassinados pelas forças leais ao coronel Kadhafi.

reino unido david cameron líbia apoio humanitário
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)