Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Líbia: NATO reunida de emergência para rever planos militares

O Conselho do Atlântico Norte está reunido de emergência este sábado para rever os planos militares para uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia.
19 de Março de 2011 às 12:45
Rebeldes abateram avião militar em Benghazi
Rebeldes abateram avião militar em Benghazi FOTO: Reuters

O órgão máximo da NATO espera lançar a operação nos próximos dias. Autoridades oficiais disseram que os militares estavam a dar os retoques finais nos planos para enviar dezenas de caças-bombardeiros, tanques, helicópteros e aviões de várias bases aéreas no sul da Europa.

O vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Khaled Kaaim, acusou, na noite de sexta-feira para sábado, os rebeldes de violar o cessar-fogo, atacando as forças leais ao regime na região de Al-Magrun, a cerca de 80 quilómetros a sul de Benghazi.

Kaaim, em entrevista, este sábado, à rádio BBC 4, afirmou que a intervenção estrangeira na Líbia irá pressionar os países vizinhos a juntarem-se ás forças de Kadhafi.

Entretanto, as agências noticiosas internacionais divulgaram imagens do momento em que os rebeldes conseguiram abater um avião militar líbio, cujos destroços caíram na cidade de Benghazi.

Os líderes do mundo árabe, da África, EUA e outras potências ocidentais estão reunidos em conversações urgentes sobre uma possível acção militar contra as forças do líder líbio Muammar Kadhafi.

Líbia Kadhafi NATO Khaled Kaaim Benghazi rebeldes líbios
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)