Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Líbia: Tripoli cairá "entre hoje e amanhã"

Um chefe militar dos rebeldes líbios afirmou este domingo que a capital do país, Tripoli, bastião de Muammar Kadhafi, "cairá entre hoje e amanhã" (segunda-feira).
21 de Agosto de 2011 às 17:22
As forças rebeldes avançam sobre Tripoli a partir do oeste
As forças rebeldes avançam sobre Tripoli a partir do oeste FOTO: Bob Strong/Reuters

"Entraremos em Tripoli nas próximas horas. Esperamos que entre hoje e amanhã (a cidade) esteja sob nosso controlo", afirmou Abdelhakim Belhaj em Benghazi, bastião dos rebeldes no leste da Líbia, citado pela agência France Presse.  

De acordo com o comandante militar rebelde, está em curso uma operação, coordenada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão político da rebelião líbia, para isolar Muammar Kadhafi enquanto forças rebeldes avançam de oeste sobre Tripoli.  

O porta-voz do CNT, Ahmed Jibril, adiantou que a ‘Operação Sereia’ foi desencadeada na noite de sábado em Tripoli, reunindo forças rebeldes no exterior e já infiltradas na capital, e que a NATO, que mantém uma campanha de bombardeamentos aéreos contra as forças de Kadhafi, "também está envolvida". 

Informações divulgadas pela cadeia de televisão árabe Al-Jazira indicam que aviões da NATO atacaram este domingo o quartel-general de Kadhafi e o aeroporto  de Tripoli.  

Do lado do regime, o porta-voz Moussa Ibrahim afirmou este domingo em conferência de imprensa que há "milhares de cidadãos líbios dispostos a defender a capital". 

Durante esta tarde, uma força rebelde que avança sobre Tripoli a partir do oeste capturou, segundo um jornalista da France Presse no terreno, uma instalação militar a 27 quilómetros da capital líbia e apoderou-se de armas e munições das forças de Kadhafi.  

O mesmo jornalista relatou que os rebeldes libertaram várias dezenas de detidos de uma prisão situada perto da base militar. Os prisioneiros estavam encerrados em grupos de cerca de 20 em celas com cerca de nove metros quadrados e alguns apresentavam ferimentos ou sinais de tortura.  

tripoli líbia kadhafi nato rebeldes benghazi
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)