Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Líder de governo pode suceder a Putin

O homem escolhido por Vladimir Putin para o lugar de primeiro-ministro poderá candidatar-se à presidência nas eleições do próximo ano. Viktor Zubkov, um desconhecido dos russos, rendeu o demitido Mikhail Fradkov na liderança do governo e a sua escolha surpreendeu quantos esperavam ver indigitado o presumível sucessor de Putin: Sergei Ivanov.
14 de Setembro de 2007 às 00:00
Putin  em visita a uma feira
Putin em visita a uma feira FOTO: Vladimir Rodionov/Pool
“Se conseguir realizar alguma coisa enquanto primeiro-ministro não ponho de parte essa possibilidade”, afirmou Zubkov sobre a eventual candidatura.
As presidenciais estão agendadas para Março de 2008 e marcam o fim da era Putin, pois o actual presidente não pode, à luz da Constituição russa, candidatar-se a um terceiro mandato.
A especulação em torno da sucessão reacendeu-se após a demissão de Fradkov, pois alguns analistas consideram a nomeação para a chefia do governo um indicador de quem terá o apoio de Putin.
Mas outros vêem na escolha de um desconhecido uma manobra do presidente para não criar um rival.
Ivanov é o homem encarado como futuro líder do Kremlin, pois pertenceu ao KGB, como o próprio Putin, merecendo toda a confiança do poder oculto representado pelos actuais serviços de espionagem, o FSB.
Os responsáveis do banco de investimento Renaissance Capital consideram Zubkov uma figura de transição, sem pretensões ou reais possibilidades de chegar à presidência. “Está bem colocado para gerir o período potencialmente instável de transição de poder de Putin para o novo presidente”, afirmou um responsável da instituição, considerando a sua escolha reveladora da intenção do Kremlin de evitar instabilidade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)