Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

LÍDER DE PARTIDO ANGOLANO DETIDO

A Polícia angolana deteve esta terça-feira o líder de um pequeno partido da oposição ao Governo de José Eduardo dos Santos, depois da participação de apoiantes desta força política no primeiro protesto político desde o fim da guerra civil que o país viveu durante 27 anos.
3 de Junho de 2003 às 20:05
A detenção de Carlos Leitão e de quatro apoiantes ocorreu quando 150 pessoas do Partido para o Progresso e Desenvolvimento de Angola efectuavam uma marcha rumo a Luanda contra a alegada corrupção no Governo actual. As autoridades ainda não revelaram o líder do partido vai ser acusado de quaisquer crimes.
Um porta-voz do partido referiu que a marcha tinha como principal objectivo protestar contra a perda de milhões de dólares devido à corrupção e má gestão dos fundos, enquanto que a maioria da população angolana vive em completa pobreza.
Angola tem um potencial enorme para tornar-se um dos países mais ricos de África, devido às vastas reservas de petróleo e diamantes. Contudo o Fundo Monetário Internacional (FMI) indica que a corrupção e má gestão arrasta a economia angolana para o fundo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)