Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Líder iraquiano em visita histórica ao Irão

O presidente iraquiano Jalal Talabani chegou ontem a Teerão para conversações com o seu homólogo Mahmoud Ahmadinejad, numa visita histórica destinada a tentar convencer o Irão a ajudar a evitar uma guerra civil no Iraque.
28 de Novembro de 2006 às 00:00
“Precisamos da ajuda do Irão para lutar contra o terrorismo e restaurar a segurança no Iraque”, afirmou Talabani à chegada. Por seu turno, Ahmadinejad, que foi receber o homólogo ao aeroporto, prometeu que o Irão “dará toda a ajuda que puder”.
É cada vez maior a convicção de que sem a ajuda de Damasco e de Teerão será difícil evitar uma guerra civil no Iraque. Isso mesmo constatou o painel formado pela Casa Branca para procurar soluções para o conflito no Iraque, cujas conclusões apontam para a necessidade de diálogo com a Síria e o Irão.
As baixas americanos no Iraque aumentam e ainda ontem um F-16 americano caiu em Falluja.
ROUBO DE PETRÓLEO
As autoridades iraquianas decidiram, entretanto, reforçar o combate ao contrabando de petróleo para os países vizinhos, que todos os meses custa mais de 700 milhões de dólares aos cofres do Estado. Para além dos roubos, muitas vezes esse petróleo acaba por ser revendido ao Iraque a um preço muito superior.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)