Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Líder regional do PC chinês suspeito de corrupção

Zhu Mingguo, de 57 anos, é presidente do comité provincial de Guangdong da Conferencia Política Consultiva do Povo.
28 de Novembro de 2014 às 10:20
O combate à corrupção tem sido uma prioridade da liderança do PC chinês
O combate à corrupção tem sido uma prioridade da liderança do PC chinês FOTO: Alex Lee/Reuters

Mais um líder regional do Partido Comunista Chinês, Zhu Mingguo, foi "colocado sob investigação", por suspeita de "graves violações da disciplina e da lei", anunciou esta sexta-feira a Comissão Central de Disciplina do PCC.

Zhu Mingguo, 57 anos, é presidente do comité provincial de Guangdong da Conferencia Política Consultiva do Povo, um cargo de nível ministerial, e membro suplente do Comité Central do PCC.

Antes de ser nomeado para aquele cargo, em janeiro de 2013, Zhu Mingguo foi vice-governador da ilha de Hainan e esteve também colocado em Chongqing, o maior município do mundo, com cerca de 33 milhões de habitantes e uma área equivalente à da Bélgica e Holanda juntas.

Nos últimos oito anos, a carreira de Zhu Mingguo concentrou-se na província de Guangdong, onde dirigiu nomeadamente o comité provincial do PCC encarregue das questões jurídicas e pertenceu à respetiva Comissão de Disciplina.

É membro do PCC desde 1975.

Uma das províncias mais prósperas

Confinando com Macau e Hong Kong, na costa sul da China, Guangdong é uma das províncias mais prósperas e

populosas do país, com cerca de 105 milhões de habitantes.


Em maio passado, um ex-vice-governador da província de Shandong, foi condenado a prisão perpétua por corrupção e em outubro, o presidente da câmara de Nanjing, capital da província de Jiangsu, foi afastado por suspeita do mesmo tipo de crimes.

O combate à corrupção, considerado "uma questão de vida ou de morte" para a credibilidade do PCC e a sua manutenção no poder, tem sido uma prioridade da liderança encabeça pelo novo secretário-geral do partido, Xi Jinping.

Entre as centenas de quadros dirigentes já atingidos pela campanha figuram, pela primeira vez, um antigo vice-presidente da Comissão Militar Central e um ex-membro do Comité Permanente do Politburo do PCC, a cúpula do poder na China.

Partido Comunista Chinês Zhu Mingguo Comissão Central de Disciplina do PCC corrupção China
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)