Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Líderes europeus discutem plano contra crise

Arrancou este sábado, em Paris, uma mini-cimeira dedicada a encontrar soluções para a crise financeira, organizada e impulsionada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, que no início do encontro declarou que a instabilidade económica "é um problema global que precisa de uma solução global".
4 de Outubro de 2008 às 16:23
Nicolas Sarkozy
Nicolas Sarkozy FOTO: d.r.

Sarkozy, que preside actualmente à União Europeia, vai propor o plano de salvação financeira para socorrer o mercado bancário europeu na reunião que junta à mesma mesa, a França, Alemanha, Reino Unido e a Itália, que têm assento no G8, o grupo de países mais industrializados do mundo.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, considerou à entrada que a mensagem a sair desta mini-cimeira é que "nenhum banco sólido deve falir por falta de liquidez".

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que os financeiros devem ajudar a encontrar uma solução, com apoio igualmente dos políticos. "Estou muito contente que nos encontremos para preparar as actividades do G8 e também para falar das situações nos nossos países", declarou Merkel à chegada ao palácio do Eliseu, ao lado de Sarkozy.

Segundo Nicolas Sarkozy, presidente em exercício da União Europeia, "este é um problema mundial para o qual faz falta uma resposta mundial. No mundo de hoje a Europa deve mostrar vontade de apresentar uma solução, o que por sua vez dará confiança a todo o Mundo".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)