Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Líderes japonês e chinês reuniram-se em Jacarta

O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, e o presidente chinês, Hu Jintao, estiveram reunidos este sábado para debater as recentes tensões entre os dois países. À saída do encontro, Koizumi classificou-o como “muito positivo”.
23 de Abril de 2005 às 16:24
O esperado encontro entre Koizumi e Jintao realizou-se em Jacarta, capital da Indonésia, e decorreu à porta fechada num hotel perto do local onde teve lugar a Cimeira Afro-Asiática. Depois de cerca de 50 minutos, os dois líderes saíram visivelmente satisfeitos com os resultados da reunião.
O presidente chinês disse que as relações de cooperação amigável com o Japão mantém-se inalteráveis, frisando o facto de que é importante consolidar os laços entre os dois países.
Na passada sexta-feira o primeiro ministro Koizumi pediu desculpas publicamente pelas atrocidades japonesas contra a China durante a guerra.
O encontro de hoje foi um passo importante para tentar diminuir a tensão entre as duas potências asiáticas, cujos laços diplomáticos têm vindo a deteriorar-se nas últimas semanas, em que se registaram violentas manifestações anti-Japão, na China.
Ver comentários