Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Língua maia leccionada na Internet

O Instituto para o Desenvolvimento da Cultura Maia de Lucatão, no México, criou uma plataforma na Internet através da qual qualquer pessoa pode aprender a língua maia em cerca de um ano.
11 de Março de 2009 às 10:15
Língua maia leccionada na Internet
Língua maia leccionada na Internet FOTO: d.r.

Aprender maia “é fácil e enriquecedor pela sua beleza fonética e pela profundidade do pensamento ancestral” daquela civilização e falar maia é “recitar sabedoria”, pode ler-se no site do Instituto para o Desenvolvimento da Cultura Maia.

Para Gener Chanmay, chefe do departamento da língua e cultura maia do instituto, uma pessoa que dedique duas horas semanais à aprendizagem da língua pode terminar o curso no espaço de um ano. 

O curso de língua maia, através da Internet, está dividido em 15 temas base (a família, partes do corpo, etc.) e cada um está subdividido em 7 áreas: vocabulário, gramática, leitura, frases, situações, conversações e material extra.

De acordo com o Instituto cerca de 100 pessoas já revelou interesse em frequentar o curso, que pode chegar aos mil alunos até ao final do ano.

O próprio instituto lecciona a língua maia na sua sede, no Estado de Lucatão. Cursos frequentados por cerca de 150 alunos por ano.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)