Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

LITUANOS VOTAM ‘SIM’ À ADESÃO NA UE

Os eleitores lituanos votaram esmagadoramente a favor da adesão do seu país à União Europeia, num referendo realizado este último fim-de-semana. Numa altura em que estavam escrutinados mais de 97 por cento dos votos, o “sim” registava mais de 90,97 por cento das preferências, contra apenas 9,03 por cento do “não”.
12 de Maio de 2003 às 13:53
LITUANOS VOTAM ‘SIM’ À ADESÃO NA UE
LITUANOS VOTAM ‘SIM’ À ADESÃO NA UE
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, Zenonas Vaigauskas, o referendo registou uma taxa de participação em torno dos 59 por cento, bastante acima dos 50 por cento necessários para a votação poder ser considerada válida. No total, foram chamados às urnas cerca de 2,6 milhões de eleitores.
O acordo sobre a adesão da Lituânia à UE, assinado conjuntamente com outros nove países em Atenas, durante a presidência rotativa da Grécia, entrará em vigor em Maio de 2004. Além da Lituânia, a Eslovénia, a Hungria e Malta também já deram o “sim” à adesão. Caso a taxa de participação não ultrapassasse os 50 por cento, o referendo lituano teria de ser repetido no próximo Outono.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)