Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Livro sobre Fidel lançado em Havana

O livro “Así es Fidel” foi lançado na segunda-feira em Havana, Cuba, contando anedotas e episódios de Fidel Castro relatados por personalidades mundiais que privaram com o antigo líder cubano, como Gabriel García Marquez, Jean-Paul Sartre e Santiago Carrillo.
23 de Dezembro de 2008 às 13:19
Fidel Castro de 82 anos é homenageado neste livro
Fidel Castro de 82 anos é homenageado neste livro FOTO: d.r.

O poeta e presidente da Casa das Américas de Havana, Roberto Fernández Retamar disse durante a apresentação que o livro escrito pelo jornalista cubano Luís Baer, dá uma “visão poliédrica” de Fidel, testemunhando alguns casos inéditos.

 

“Deixou de fumar para ter autoridade moral contra o tabagismo”, afirma o escritor García Marquez, acrescentando um outro episódio. “É um leitor tão atento e minucioso que encontra contradições e dados falsos onde menos se imagina. Antes de publicar a 'Crónica de uma Morte Anunciada', levei-lhe o original e ele anotou um erro nas especificações de uma espingarda de caça”.

 

O antigo secretário-geral do Partido Comunista Espanhol Santiago Carrillo destaca a “memória privilegiada” do líder cubano, recordando uma situação em que este preparava uma intervenção nas Nações Unidas. “Não é que tomasse notas; tinha sem dúvida uma memória privilegiada e ao longo da noite levantou-se várias vezes e foi-nos repetindo o que pensava dizer, parágrafos inteiros improvisados durante a conversa”

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)