Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

‘Lobos solitários’ são o novo risco

Terroristas já não estão diretamente ligados a grupos extremistas e agem, na sua maioria, sozinhos. Deteção atempada é muito mais difícil
28 de Maio de 2013 às 01:00

Os recentes atentados de Boston, Londres e Paris ilustram um novo tipo de ameaça terrorista que está a preocupar as polícias internacionais: o fenómeno dos ‘lobos solitários’, extremistas autorradicalizados que não se encontram ligados a qualquer grupo extremista e estão, na sua maioria, perfeitamente integrados na sociedade.

Trata-se de um novo paradigma causado em parte pelo declínio das grandes organizações terroristas, como a al-Qaeda, cuja cúpula foi praticamente eliminada em mais de uma década de ‘guerra ao terrorismo’. Estes homens operam normalmente sozinhos ou em grupos muito reduzidos e não têm contacto direto com organizações radicais conhecidas e vigiadas pela polícia. Radicalizam-se com os discursos de pregadores religiosos colocados no YouTube, e é também através da net que aprendem a fazer bombas caseiras.

Os especialistas são unânimes em afirmar que estes ‘lobos solitários’ não têm capacidade para levar a cabo atrocidades de grande dimensão, mas são muito eficazes no objetivo principal de qualquer terrorista: espalhar o medo.

Pela sua natureza, os ‘lobos solitários’ são difíceis de detetar pela polícia. A solução pode passar por dar mais atenção aos ‘percursos de radicalização’ que transformam jovens aparentemente normais em fanáticos religiosos. O caso de Michael Adebolajo, um dos autores do ataque contra um militar em Woolwich, Londres, é um bom exemplo de como a polícia falhou os sinais de radicalização. Do pequeno crime, Adebolajo passou às manifestações contra a guerra no Iraque. Apareceu na TV ao lado de clérigos radicais, frequentou mesquitas suspeitas e tentou viajar para a Somália para treinar com os terroristas do al-Shabbab. Três dias antes do ataque, defendia em plena rua a necessidade de "trazer a jihad para solo britânico". Mesmo assim, a polícia não deu por nada.

ATENTADOS ATAQUES LONDRES BOSTON PARIS EXTREMISTAS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)