Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Localizado arsenal de armas da ETA

Material em vivenda na cidade francesa de Biarritz.
28 de Maio de 2015 às 14:29
A operação começou de madrugada e foi levada a cabo por agentes da Polícia Nacional francesa
A operação começou de madrugada e foi levada a cabo por agentes da Polícia Nacional francesa FOTO: EPA

A Guarda Civil espanhola e a polícia francesa localizaram esta quinta-feira um arsenal de armas e explosivos do grupo terrorista espanhol ETA numa vivenda na cidade francesa de Biarritz, tendo detido duas pessoas, anunciou o Ministério do Interior de Espanha. 


O equipamento apreendido inclui armas de fogo, explosivos e material usado para a falsificação de placas de matrícula.


Os detidos, por suposta colaboração com o grupo terrorista espanhol, são a proprietária da habitação, localizada no centro da cidade do país basco francês, e o seu companheiro, ambos cidadãos franceses.


A operação começou de madrugada e foi levada a cabo por agentes da Polícia Nacional francesa, estando ainda a decorrer, com a participação de especialistas de desativação de explosivos, entre outros operacionais, adiantou o Ministério, citado pela agência EFE.


Operação 'Brique'
A operação, com o nome de código 'Brique', resulta da colaboração entre a Guarda Civil espanhola e a Direção Geral da Segurança Interior francesa, e segundo o Ministério do Interior espanhol faz parte das investigações desenvolvidas contra a estrutura "técnico-logística" montada pelo grupo terrorista em 2014.


A 20 de julho de 2014 a ETA anunciou num comunicado uma reestruturação interna, a qual previa o reforço do seu aparelho político, o desmantelamento da sua rede "logística-militar" e a criação de um novo ramo "técnico-logístico", encarregado da guarda dos seus depósitos de armas.


Para o Ministério do Interior espanhol, a atuação da Guarda Civil e dos serviços franceses representa um duro golpe contra esta estrutura "técnico-logística" e, portanto, à capacidade de acesso a material operativo por parte da ETA.

Guarda Civil ETA Biarritz
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)