Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

LONDRES ENCERRA TEMPORARIAMENTE EMBAIXADA NO IRÃO

As autoridades do Reino Unido ordenaram o encerramento temporário da sua embaixada na capital iraniana, Teerão, depois de as instalações da missão diplomática terem sido alvejadas por tiros disparados da rua.
3 de Setembro de 2003 às 13:11
De acordo com Hamid-Reza Asséfi, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, o incidente não provocou vítimas, sendo que algumas balas atravessaram as janelas dos primeiros pisos e atingiram o interior do edifício.
Este incidente ocorreu numa altura muito tensa entre estes dois países, cujas relações diplomáticas já conheceram melhores dias. Teerão chamou para consultas o seu embaixador em Londres, Morteza Sarmandi, para analisar a detenção pelas autoridades inglesas de Hadi Soleimanpur, antigo embaixador iraniano no Reino Unido.
Soleimanpur foi detido no passado 21 de Agosto, na sequência de um pedido de extradição feito pelas autoridades argentinas, devido à sua alegada implicação num atentado perpetrado a 18 de Julho de 1994 contra a sociedade judaica ‘Amia’ naquele país, que causou a morte a 85 pessoas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)