Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Londres prepara guerra ao Irão

Dias depois de aumentar na imprensa israelita a especulação sobre os planos do governo de Benjamin Netanyahu para atacar o Irão, o jornal britânico ‘The Guardian’ revelou que militares britânicos estão já a delinear planos de contingência para uma operação conjunta chefiada pelos EUA.
4 de Novembro de 2011 às 01:00
Presidente Mahmoud Ahmadinejad assegura que o nuclear do Irão é pacífico, mas anuncia ciclicamente novos sucessos militares
Presidente Mahmoud Ahmadinejad assegura que o nuclear do Irão é pacífico, mas anuncia ciclicamente novos sucessos militares FOTO: Vahidreza Alaii/Reuters

Os planos em curso terão sido precipitados por informações segundo as quais o Irão terá mísseis nucleares prontos dentro de um máximo de 12 meses. Antecipando um eventual pedido de ajuda de Washington, o governo de David Cameron terá dado ordem para a elaboração de planos para a deslocação de navios e submarinos britânicos para a zona do Golfo Pérsico. Fontes no governo reconhecem que o presidente dos EUA, Barack Obama, não estará interessado numa acção armada antes das presidenciais do próximo ano, mas um relatório sobre o nuclear do Irão, a apresentar na próxima semana pela Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), poderá mudar as coisas, afirmam.

Entretanto, Netanyahu ordenou um inquérito à fuga de informação que colocou nos jornais os seus planos de guerra. Os principais suspeitos, diz-se, são Meir Dagan e Yuval Diskin, antigos directores dos serviços de espionagem externa e interna, respectivamente a Mossad e o Shin Bet.

LONDRES GUERRA IRÃO AHMADINEJAD ISRAEL PRESSÕES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)