page view

Lula condenado a pagar indemnização a Bolsonaro por falsas acusações

Presidente acusou falsamente o antecessor e a mulher de levarem consigo móveis e outros objetos de valor quando deixaram o palácio.

12 de setembro de 2024 às 01:30

O Governo de Lula da Silva foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Brasília a pagar uma indemnização de 2419 euros ao casal Jair e Michelle Bolsonaro por danos morais, por o atual Presidente ter acusado falsamente o antecessor de ter levado dezenas de móveis da residência oficial ao deixar o cargo, em dezembro de 2022. Os móveis foram posteriormente encontrados num depósito do próprio Palácio da Alvorada, mas Lula não se retratou.

Ao assumir a Presidência em janeiro de 2023, Lula queixou-se de ter de começar o seu terceiro mandato a viver num hotel de Brasília por faltarem muitos móveis no palácio, e acusou Bolsonaro e a mulher de os terem levado. Janja, a mulher de Lula, acusou os antigos ocupantes da residência oficial de terem levado até a cama do quarto presidencial, sofás, cortinas e objetos de decoração, e com isso justificou o gasto de uma pequena fortuna do dinheiro público para repor tudo com marcas de luxo.

Um inventário feito na altura deu pela falta de 261 móveis, quadros e outros objetos, e o novo casal presidencial não poupou críticas a Bolsonaro, literalmente chamado de ladrão. Meses depois, porém, funcionários localizaram todos os móveis desaparecidos num depósito do palácio, mas nem Lula nem Janja publicitaram o achado nem pediram desculpa, razão que levou agora a Justiça a decretar o pagamento da indemnização por danos morais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8