Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

LULA LANÇA PROJECTO CONTRA A FOME

O programa "Fome Zero", a principal prioridade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi lançado oficialmente ontem à tarde em Brasília, numa cerimónia que reuniu mais de 500 convidados.
31 de Janeiro de 2003 às 00:00
Lula prometeu mais uma vez erradicar a fome no Brasil nos quatro anos do seu governo, mas o ambicioso projecto já começa rodeado de críticas e de muita confusão.

Inicialmente, o "Fome Zero" ajudará apenas mil famílias de duas cidades do estado do Piauí, Guaribas e Acauan, considerados dois dos municípios mais pobres do Brasil, onde vários anos de seca paralisaram a producção e deixaram a população em estado de miséria absoluta.

A partir de agora e durante seis meses, 500 famílias em cada uma dessas cidades receberão uma ajuda financeira equivalente a dois contos e oitocentos por mês, exclusivamente para a aquisição de alimentos básicos, cuja compra terá que ser comprovada através de recibos. E aqui começam as críticas, principalmente de dentro do próprio Partido dos Trabalhadores, o partido do presidente Lula. O senador Eduardo Suplicy, por exemplo, um dos nomes mais respeitados do partido, acha que o dinheiro deveria poder ser usado pelas famílias como quisessem naquilo que mais necessitassem no momento, o que poderia ser um medicamento, por exemplo.

Ele e vários outros líderes do PT também contestam a obrigatoriedade de as famílias beneficiadas exigirem um recibo do comerciante quando comprarem os alimentos. Guaribas e Acauan servirão como cobaias do projecto, que até final do ano, segundo a previsão do governo, já estará a beneficiar um milhão e meio de famílias em mil cidades brasileiras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)