Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Lula reforça vitória

O presidente Lula da Silva ampliou neste domingo, na segunda volta das autárquicas, o leque de vitórias alcançadas por aliados seus na primeira volta, no passado dia cinco. De acordo com projecções à boca de urna divulgadas no final da votação de ontem, e com ressalva para a maior cidade do país, São Paulo, candidatos do partido do presidente ou aliados venceram na maioria das 30 grandes cidades que ontem foram a voto.

27 de Outubro de 2008 às 00:30
A popularidade do presidente abriu as portas a muitos candidatos
A popularidade do presidente abriu as portas a muitos candidatos FOTO: Sebastião Moreira, EPA

Em São Paulo, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Marta Suplicy, perdeu para o actual presidente da câmara, Gilberto Kassab, do oposicionista Partido Democratas (DEM), que obteve mais de 61%. Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais e terceira maior cidade do Brasil, o candidato apoiado por Lula, contra vontade do PT, Márcio Lacerda, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), venceu com 59%, algo que há duas semanas parecia pouco provável.

Em Salvador, capital do estado da Bahia e quarta maior cidade, onde o actual presidente da câmara, João Henrique, do governamental Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi reeleito com 58% dos votos, a força de Lula também ficou evidente.

A situação mais difícil, indefinida até ao último momento, ocorreu no Rio de Janeiro. O ex-oposicionista e agora aliado Eduardo Paes, do PMDB, que, com 99% dos votos escrutinados, venceu com 50,79%, só conseguiu derrotar o oposicionista Fernando Gabeira, do Partido Verde (PV), usando e abusando da imagem de Lula e de uma proximidade política e pessoal, que não existe mas foi decisiva para a vitória.

INIMIGOS ONTEM, AMIGOS HOJE

Apesar de, na esfera nacional, os partidos governamentais e da oposição se digladiarem ferozmente, ao nível municipal o antagonismo dilui-se ou desaparece face aos interesses locais. Exemplo disso é que, em cerca de mil das 5500 cidades do Brasil, partidos da oposição e do governo concorrem juntos, em vários casos contra aliados a nível federal.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)