page view

Macron anuncia serviço militar voluntário com início no próximo verão

É destinado a jovens entre os 18 e 19 anos e será exclusivamente em território francês.

27 de novembro de 2025 às 13:51

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou esta quinta-feira a criação de um programa de serviço militar voluntário no país. Destinado a jovens com idades entre os 18 e os 19 anos, terá a duração de 10 meses. O governante fez questão de frisar que se trata de uma iniciativa voluntária e exclusivamente em território nacional.

"A França não pode ficar de braços cruzados", disse Macron durante um discurso na 27.ª Brigada de Infantaria de Montanha em Varces, nos Alpes franceses, acrescentando que esta iniciativa foi inspirada nas práticas de alguns parceiros europeus, "num momento em que todos os aliados europeus avançam em resposta a uma ameaça que pesa sobre todos".

O governante admitiu a possibilidade de o recrutamento estender-se a outras faixas etárias, mas só em "circunstâncias excecionais". A iniciativa está prevista para arrancar no verão de 2026 com cerca de três mil voluntários, mas o objetivo é que sejam 10 mil em 2030 e 50 mil por ano em 2035.

Macron, de acordo com algumas fontes citadas pela imprensa francesa, é totalmente contra o serviço militar obrigatório, extinto pelo antigo presidente Jacques Chirac em 1996. Mas pretende fazer algumas reformas a nível militar e sobretudo captar jovens para esta área.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8