Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Macron dá luz verde ao desconfinamento total e anuncia plano para a economia

Presidente francês elegeu como prioridade construir uma economia "forte, ecológica, soberana e solidária".
Lusa 14 de Junho de 2020 às 19:53
Presidente francês, Emmanuel Macron
Emmanuel Macron nas Nações Unidas
Presidente francês, Emmanuel Macron
Emmanuel Macron nas Nações Unidas
Presidente francês, Emmanuel Macron
Emmanuel Macron nas Nações Unidas
O Presidente francês anunciou este domingo o desconfinamento total em todo o território continental, levantando as restrições por causa da covid-19, e elegeu como prioridade construir uma economia "forte, ecológica, soberana e solidária".

Com esta medida, restaurantes e bares podem voltar a acolher clientes em Paris já esta segunda-feira e escolas até ao ensino secundário vão abrir a 22 de junho em todo o território.

"A luta contra a epidemia não terminou, mas esta é uma primeira vitória", afirmou hoje Emmanuel Macron numa mensagem aos franceses através da televisão.

O Presidente deu assim luz verde ao desconfinamento total - exceto os territórios ultramarinos da Maiote e da Guiana -, com a reabertura dos cafés, restaurante e bares que até agora podiam ter só esplanadas em Paris e o regresso obrigatório à escola a partir de 22 de junho.

O Presidente lançou também os pilares da sua governação para os próximos dois anos de mandato e até para a próxima década.

"A economia mundial quase parou [durante a epidemia]. A nossa primeira prioridade é, desde logo, reconstruir uma economia forte, ecológica, soberana e solidária", indicou.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Emmanuel Macron Presidente Paris economia negócios e finanças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)