Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Mãe inventa cancro a filho para receber subsídios

Durante três anos, um menino britânico acreditou que a sua vida iria ser muito curta devido a um cancro terminal. A mãe rapou-lhe o cabelo, as sobrancelhas e até o mandava à escola de cadeira de rodas, mas na verdade, tudo não passou de uma fraude para obter apoios do Estado.
18 de Novembro de 2012 às 16:03
Emma La Garde convenceu o filho que sofria de cancro
Emma La Garde convenceu o filho que sofria de cancro FOTO: d.r.

Emma la Garde, de 37 anos, inventou a doença do filho recorrendo a atestados médicos falsos. Em troca recebeu 105 mil euros, que, entre outras coisas, serviram para financiar uma viagem à Disneyworld, em Orlando. Na sexta-feira foi condenada a três anos e nove meses de cadeia e, para a sentença, o tribunal contou com o depoimento do menino.

“A minha mãe fez-me acreditar que eu ia morrer. Não me deixou ser um miúdo normal”, afirmou o menino, que agora tem dez anos. “Perguntei-lhe por que ela o fez, mas não me respondeu”, acrescentou.

“Eu teria gostado de ir até ao parque, jogar futebol, mas a minha mãe obrigava-me a ficar em casa para descansar. Não me deixou ser uma criança normal”, contou o menino, revelando que “não gosta” da progenitora. “Ela é um demónio. Acho que ela não tem um cérebro normal. Não compreendo o que aconteceu”, admitiu.

O menino não foi o único a acreditar que estava doente. O pai, agora divorciado de Emma, os amigos e a família não duvidaram da doença. “Não estou furioso. Não sinto amor, nem ódio por ela”, afirmou o pai do menino, acrescentando: “acredito que fez isso por loucura, para viver uma vida de luxo. Acredito que foi por pura vaidade”.

O esquema para obter falsos subsídios foi desfeito quando, em 2010, um professor suspeitou dos atestados médicos que diagnosticavam o cancro terminal. Depois de avisada, a polícia entrou em contacto com os serviços sociais britânicos, que colocaram um ponto final na fraude.

emma la garde filho cancro doença escola subsídio inglaterra
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)