Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Maior navio do mundo supera o Empire State Building

O 'Prelude' vai ficar ancorado 25 anos, servindo de plataforma flutuante de gás natural liquefeito.
9 de Dezembro de 2013 às 16:34
O maior navio do mundo, o ‘Prelude’, demorou um ano a ser construído, na Coreia do Sul.

Demorou um ano a ser construído, na Coreia do Sul. O maior navio do mundo, o ‘Prelude', pertencente à Shell, mede 487,98 metros de comprimento - é 45 metros maior do que o Empire State Building, em Nova Iorque, EUA, com 105 andares (veja o gráfico da 'Wired').

O ‘Prelude', que pesa 600 mil toneladas, mede mais de 74 metros de largura, tem três motores com a força de mais de 20 mil cavalos.

A Shell vai utilizar este navio como plataforma flutuante de gás natural liquefeito. O gás é retirado das profundezas do oceano, processado a bordo do ‘Prelude' e depois transferido para navios de transporte, que estarão à espera no mar. A ‘Wired' afirma que o ‘Prelude' vai produzir 3,9 toneladas de gás por ano.

Além do mais, este navio é amigo do ambiente. "Evita o potencial impacto ambiental da construção e operação de uma fábrica em terra, incluindo a colocação de oleodutos na costa e a construção de outras infra-estruturas", explicou a Shell em comunicado.

Para cumprir o seu objetivo, o maior navio do mundo vai passar largos períodos de tempo parado. O primeiro destino do ‘Prelude', por exemplo, é fora da costa da Austrália Ocidental, onde vai estar 25 anos ancorado.

Responsável pela produção equivalente a 175 piscinas olímpicas de gás natural, em qualquer altura, o navio tem sistemas de segurança para combater os problemas climáticos, dado o tempo que permanece ancorado. Uma torre da altura da Estátua da Liberdade (que mede 46,5 metros) foi construída para garantir a estabilidade do ‘Prelude', mesmo durante um furacão de categoria cinco, enquanto o sistema de amarração absorve suavemente a força dos ventos.

VEJA O VÍDEO DA CONSTRUÇÃO DO MAIOR NAVIO DO MUNDO
E TAMBÉM A PRIMEIRA VEZ QUE O 'PRELUDE' ENTRA NA ÁGUA


Navio maior mundo construção Coreia do Sul lançamento água Shell
Ver comentários