Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Mais de 300 paragens de autocarro na Holanda ganham 'tecto' mais verde

Plantas colocadas no topo das paragens surgem como um santuário para abelhas e insetos de forma a promover a biodiversidade.
Correio da Manhã 28 de Dezembro de 2019 às 21:28
Mais de 300 paragens de autocarro na Holanda ganham teto mais verde
Mais de 300 paragens de autocarro na Holanda ganham teto mais verde FOTO: Startup Mobilane
Mais de 300 paragens de autocarro na cidade de Utrecht, Holanda, tornaram-se mais verdes após a empresa Startup Mobilane colocar plantas na parte superior das paragens. 

Esta iniciativa não surge apenas como forma de embelezar as ruas da cidade holandesa, chega com o propósito de criar um santuário de abelhas e outros insetos que servirão para promover a biodiversidade e a limpeza das poeiras mais finas do ar por parte das abelhas. 

Esta é uma das muitas medidas que Utrecht tem vindo a adotar ao longo do tempo. Os responsáveis pela manutenção e tratamento destes telhados conduzem carros elétricos e, além disso, as paragens contêm luzes Led e bancos de bambu. 

Estas iniciativas têm sido pensadas com o objetivo de gerar uma melhoria na qualidade do ar na cidade holandesa.

Até ao final do ano serão introduzidos 55 autocarros elétricos e é esperado que, até 2028, toda a frota deste mesmo meio de transporte esteja completamente renovada. A eletricidade consumida pelos autocarros virá diretamente dos moinhos de vento holandeses.

A cidade de Utrecht criou ainda um esquema de incentivo a todos os seus habitantes para que, caso os mesmos desejem, lhes seja cedido financiamento para transformarem os seus próprios telhados em projetos mais verdes. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)