Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Mais de 40 mortos em confrontos em Odessa

Incêndio provocado por confrontos entre ativistas pró-russos e apoiantes do regime de Kiev vitimou mais de 40 pessoas na cidade do leste do país.
2 de Maio de 2014 às 19:16
tensão, Ucrânia, 41 mortos, confrontos, Odessa, ativistas, pró-russos, apoiantes, regime, Kiev, incêndio, Slaviansk
tensão, Ucrânia, 41 mortos, confrontos, Odessa, ativistas, pró-russos, apoiantes, regime, Kiev, incêndio, Slaviansk

Pelo menos 41 pessoas morreram esta sexta-feira em Odessa, cidade portuária ucraniana, em confrontos entre ativistas pró-russos e apoiantes do governo de Kiev, informou a polícia municipal. "Três pessoas morreram e 15 ficaram feridas", indicou um responsável da polícia local, sem dar mais informações.

Horas mais tarde, o ataque a um edifício de um sindicato nessa cidade provocou um enorme incêndio que causou a morte a mais de 40 pessoas. A polícia ucraniana confirmou que "38 pessoas morreram num incêndio provocado pelos confrontos".

Segundo os 'media' locais, vários milhares de manifestantes com bandeiras ucranianas e repetindo palavras de ordem como "O Leste e o Ocidente, juntos" manifestaram-se no centro de Odessa, sul da Ucrânia, num desfile a que se juntaram claques da equipa de futebol local, Chernomórets. Ao seu encontro foram várias centenas de separatistas pró-russos, opostos ao Governo de Kiev, armados com escudos e paus. Dezenas de polícias interpuseram-se entre os dois grupos, enquanto se ouviam muitas explosões de granadas, segundo imagens divulgadas pelas televisões locais.

Dois soldados ucranianos morreram também esta sexta-feira no decorrer de "intensos combates" com as forças rebeldes pró-russas, perto de Slaviansk, anunciou o Governo ucraniano.

tensão Ucrânia 41 mortos confrontos Odessa ativistas pró-russos apoiantes regime Kiev incêndio Slaviansk
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)