Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

‘Manif’ contra Papa

O movimento dos ‘indignados’ com a política, que desde Maio se manifesta nas ruas de Madrid contra o governo, quer levar a cabo um gigantesco protesto durante a visita do Papa Bento XVI, integrada nas Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar na capital espanhola na próxima semana.
10 de Agosto de 2011 às 00:30
‘Indignados’ contra o uso de fundos públicos para pagar visita
‘Indignados’ contra o uso de fundos públicos para pagar visita FOTO: Alberto Martin/Epa

Os responsáveis municipais e a polícia já recusaram três dos itinerários da manifestação propostos pelos ‘indignados’, uma vez que todos convergem para o coração da cidade: as Portas do Sol. Recorde-se que muitos dos ‘indignados’ acusam as autoridades de os expulsarem daquela praça, na semana passada, por causa da visita papal.

As autoridades alegam motivos de segurança para proibir a manifestação, acrescentando que está igualmente em causa a imagem da cidade, onde são esperados, pelo menos, dois milhões de peregrinos.

E, enquanto a presidente da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, classifica a marcha de "antipapal", Francisco Delgado, um dos organizadores, defende-se: "Não o é de todo. O protesto é contra o governo, o uso de dinheiros públicos na organização de um evento religioso privado e também contra as honras de Estado com que Bento XVI será recebido."

BENTO XVI VISITA ESPANHA MANIF INDIGNADOS MADRID
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)