Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

MANIFESTAÇÃO DE APOIO À ETA

Uma manifestação pela autodeterminação do povo basco em San Sebastian transformou-se ontem num acto entusiasta de apoio à ETA, durante o qual foi queimada uma bandeira espanhola.
11 de Agosto de 2003 às 00:00
A multidão aplaudiu o acto
A multidão aplaudiu o acto
A marcha, que reuniu alguns milhares de pessoas sob o lema "Não ao apartheid. Autodeterminação", foi realizada depois de o Supremo Tribunal anular a decisão do governo autónomo basco, que proibira o acto por considerar que o mesmo era promovido pelos herdeiros da ilegalizada Batasuna, braço político da ETA.
Um enorme mapa do País Basco foi o pano de fundo de um palco colocado na praça central de San Sebastian, onde discursou Arnaldo Otegi, líder da Batasuna. Quando Otegi tomava a palavra, três homens de rosto coberto saltaram para o palco e pegaram fogo a uma bandeira espanhola, perante os aplausos e vivas da multidão. Otegi comentou, irónico: "que mal cheira a bandeira espanhola".
Na sua alocução Otegi culpou o Partido Nacionalista Basco pelas bombas da ETA, e mostrou-se aberto a alianças com outros partidos que queiram "lutar contra os fascistas espanhóis".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)