Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Maomé: Escritora norueguesa publica caricatura em blogue

Uma escritora e comentadora norueguesa de origem síria publicou esta segunda-feira no seu blogue uma caricatura do profeta Maomé para demonstrar o seu apoio à liberdade de expressão.
1 de Outubro de 2012 às 12:12
A caricatura publicada por Sarah Mats Azmeh Rasmussen mostra um homem com barba junto de outras três pessoas, duas delas mulheres quase completamente tapadas por véus
A caricatura publicada por Sarah Mats Azmeh Rasmussen mostra um homem com barba junto de outras três pessoas, duas delas mulheres quase completamente tapadas por véus FOTO: d.r.

A caricatura publicada por Sarah Mats Azmeh Rasmussen mostra um homem com barba junto de outras três pessoas, duas delas mulheres quase completamente tapadas por véus, com a legenda: "Profeta, se não quer ser desenhado, tape-se".

A escritora, que se descreve como "uma autora e activista de direitos humanos com ascendência muçulmana", afirmou no blogue (http://saramatsblogg.blogspot.no/) que quis mostrar solidariedade com o jornal satírico francês Charlie Hebdo, que em Setembro publicou caricaturas de Maomé.

A publicação dos desenhos em França acentuou a indignação no mundo muçulmano, depois de semanas de protestos, nalguns casos violentos, contra um filme norte-americano considerado ofensivo para o Islão.

"Não só é necessário para explicar e defender a liberdade de expressão, como são decididamente necessárias mais caricaturas desenhadas por muçulmanos, para que seja claro que não se trata de um conflito entre Leste e Oeste ou entre muçulmanos e cristãos", escreveu.

"É antes um conflito entre o dogma e o espírito e cultura democráticos. Esse conflito existe dentro do mundo islâmico".

Maomé Liberdade Caricatura Expressão Blogue
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)