Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Marcelo envia condolências ao presidente da Indonésia e disponibiliza ajuda portuguesa

Tsunami fez pelo menos 222 mortos, 843 feridos e 28 desaparecidos.
Lusa 23 de Dezembro de 2018 às 14:26
A carregar o vídeo ...
Tsunami fez pelo menos 222 mortos, 843 feridos e 28 desaparecidos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma nota ao homólogo indonésio de "sentidas condolências às famílias das vítimas" do tsunami que atingiu as costas do Estreito de Sunda, transmitindo "uma palavra de solidariedade" aos feridos.

Pelo menos 222 pessoas morreram na sequência do tsunami ocorrido no sábado à noite, que os cientistas acreditam ter sido provocado pelo deslizamento submarino de terra, causado pela erupção do vulcão Anak Krakatau, que não acionou os alarmes por não se ter registado um forte terramoto.

"O Presidente da República apresentou as suas sentidas condolências às famílias das vítimas do tsunami que atingiu a costa do Estreito de Sonda, na Indonésia, em nota enviada ao Presidente do país", pode ler-se numa nota publicada na página oficial da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa "transmitiu ainda uma palavra de solidariedade e reconforto aos feridos, manifestando a disponibilidade portuguesa, no quadro da União Europeia, para o auxílio nas operações de resgate".

"O Presidente da República está igualmente a acompanhar a eventual presença de cidadãos nacionais na região, não tendo até ao momento indicação de portugueses envolvidos na tragédia", concluiu a nota.

A União Europeia (UE) manifestou este domingo condolências à Indonésia e ofereceu apoio nas tarefas de resgate, depois do tsunami de sábado.

O Governo português desconhece, para já, qualquer incidente com cidadãos portugueses na Indonésia, mas continuará a acompanhar a situação, disse este domingo o secretário de Estado das Comunidades à agência Lusa.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia afirmou este domingo que o tsunami de sábado causou 222 mortos, 843 feridos e 28 desaparecidos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)