Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Marinheiro russo morreu em naufrágio onde o príncipe William fez resgate

Um marinheiro russo morreu este domingo ao largo do País de Gales no naufrágio de um cargueiro, socorrido por uma equipa da Guarda Costeira que incluía o príncipe William, referem as autoridades britânicas, que ainda procuram cinco membros da tripulação.

27 de Novembro de 2011 às 15:47
Equipa da Guarda Costeira que incluía o príncipe William
Equipa da Guarda Costeira que incluía o príncipe William FOTO: d.r.

O navio de 81 metros de comprimento, que transportava 3.000 toneladas de calcário, lançou um pedido de socorro às 02h00 de hoje, quando se encontrava numa tempestade no mar da Irlanda, a 16 quilómetros a oeste da Península de Lleyn, segundo um comunicado da Guarda Costeira.

"O navio relatou que o casco estava prestes a estalar devido ao mau tempo", disse a Guarda Costeira.

Segundo a televisão BBC, a tripulação do navio é composta por oito marinheiros russos.

Um corpo foi encontrado hoje, enquanto cinco membros da tripulação estão desaparecidos. Outros dois foram resgatados e levados num helicóptero copilotado pelo príncipe William, que os transportou até à base da Força Aérea Real (FAR) de Valley, na ilha galesa de Anglesey.

Os dois marinheiros resgatados vivos foram hospitalizados. "Acho que eles estão bem, mas em estado de choque", disse um dos responsáveis líderes da guarda costeira britânica, Ray Carson.

Helicópteros de resgate da base da FAR de Valley e da Guarda Costeira da base de Dublin foram inicialmente enviados para o local, a cerca de 20 milhas a noroeste da península de Llyn no norte do país de Gales.

As buscas estão agora a ser levadas a cabo por helicópteros da RAF de Chivenor, no sudoeste de Inglaterra, e por equipas da Guarda Costeira irlandesa, juntamente com barcos do Royal National Lifeboat Institution.

A Guarda Costeira irlandesa disse acreditar que na origem do naufrágio estiveram más condições climatéricas.

PRÍNCIPE WILLIAM MARINHA RESGATE PAÍS DE GALES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)