Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Mário Monti "apoia plenamente" decisões do Eurogrupo

O primeiro-ministro italiano, Mário Monti, "apoia plenamente" a declaração emitida este sábado pelo Eurogrupo no final da videoconferência onde foi acordado um empréstimo a Espanha até 100 mil milhões de euros para sanear o seu sistema financeiro.

9 de Junho de 2012 às 21:11
Mário Monti "apoia plenamente" a declaração emitida este sábado
Mário Monti 'apoia plenamente' a declaração emitida este sábado FOTO: Reuters

De acordo com a agência noticiosa espanhola Efe, que cita fontes governamentais italianas, o governo de Roma, representado na reunião por Monti na qualidade de ministro da Economia, reconhece-se plenamente no comunicado do Eurogrupo.

No comunicado, o Eurogrupo condiciona a ajuda a "reformas específicas" no sector financeiro, incluindo "planos de reestruturação" em conformidade com as regras comunitárias de ajudas e reformas estruturais horizontais.

Nas últimas semanas, a Itália insistiu que o acesso da Espanha a uma ajuda europeia para o seu sistema financeiro teria de ser efectuada sem que fossem solicitadas em troca "condições adicionais macroeconómicas nem orçamentais" pelo facto de o problema espanhol ser apenas proveniente do sector bancário.

mário monti itália ajuda externa espanha sistema financeiro eurogrupo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)