Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Matança planeada há vários meses

James Holmes, o homem que na sexta-feira matou 12 pessoas e feriu 59 num cinema de Aurora, no Colorado (EUA), estaria a planear a matança há pelo menos dois meses. A informação foi conhecida no dia em que a polícia entrou finalmente no apartamento do autor do ataque, que estava cheio de armadilhas explosivas.

22 de Julho de 2012 às 01:00
Vigília em memória das vítimas junto ao local do massacre, em Aurora, no Colorado
Vigília em memória das vítimas junto ao local do massacre, em Aurora, no Colorado FOTO: Jeremy Papasso

Segundo a polícia, Holmes, de 24 anos, comprou as quatro armas usadas no ataque em lojas locais e, através da internet, adquiriu mais de seis mil balas. Todas as compras foram legais e ocorreram nos últimos 60 dias, o que indica que estaria a preparar a matança há algum tempo.

Na sexta-feira, comprou bilhete para o filme – a antestreia do último capítulo da saga ‘Batman’ – e entrou para a sala com os outros espectadores. Pouco depois, saiu por uma porta de emergência e foi ao carro buscar as armas. Quando regressou, começou imediatamente a disparar. Este tiroteio foi o que fez maior número de vítimas, entre mortos e feridos, na história dos EUA.

As autoridades ainda não sabem quais os motivos que levaram Holmes – que se apresentou à polícia como ‘Joker’, o inimigo do ‘Batman’ – a cometer o massacre. Esperam encontrar pistas no seu apartamento, onde ontem entraram com todas as cautelas, realizando explosões controladas para desactivar várias armadilhas. Soube-se ainda que, dias antes do massacre, Holmes criou um perfil num site de encontros sexuais, onde dizia procurar alguém "disposto a visitá-lo na prisão". n *com agências

TINHA ESCAPADO DE OUTRO TIROTEIO

Uma das vítimas do atirador, Jessica Ghawi, tinha escapado por pouco de outro tiroteio num centro comercial de Toronto, no Canadá, no mês passado. Naaltura, escreveu no seu blogue: "Como é que alguém abre fogo num sítio cheio de gente? É este o mundo em que vivemos?".

Matança planeada EUA massacre cinema assassino James Holmes Aurora Colorado
Ver comentários