Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Matéria escura existe

Uma gigantesca colisão entre dois grupos de galáxias permitiu aos astrónomos constatarem directamente, pela primeira vez, a presença de matéria ‘escura’, anunciou esta terça-feira a NASA, Agência Espacial norte-americana.
22 de Agosto de 2006 às 18:39
Em conferência de imprensa, Douglas Clowe, investigador da Universidade do Arizona, EUA, afirmou que a partir desta observação foi possível concluir de que a “matéria escura deve existir e deve constituir a maior parte da matéria do Universo”. Os resultados das observações feitas por Clowe e os restantes colegas serão publicados na próxima edição da revista ‘Astrophysical Journal Letters’.
O conceito de ‘matéria escura’ remonta aos anos 60, altura em que os astrónomos constataram que as galáxias como a Via Láctea giravam em torno de si próprias muito mais depressa que a sua matéria permitia. Alguns cientistas da época consideraram que a descoberta poria em causa as leis da gravidade mas outros supuseram a existência de uma massa desconhecida existente nas galáxias denominando-a de ‘matéria escura’.
Actualmente, com o estudo da colisão entre dois grupos de galáxias, os investigadores ao medirem a distribuição da gravidade no novo sistema, que deverá evoluir para uma fusão dos dois grupos de galáxias, mostraram que não coincida com a das partículas conhecidas, essencialmente gases.
De acordo com o estudo, a colisão separou a matéria ‘normal’ da matéria ‘escura’ que, segundo conclusões dos investigadores, constitui a maior parte da massa e controla a gravidade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)