Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Mau tempo desaloja 8 mil no sul do Brasil

Desalojados foram levados para abrigos.
22 de Setembro de 2013 às 19:30
Vários bairros ficaram alagados na cidade de Rio Grande do Sul
Vários bairros ficaram alagados na cidade de Rio Grande do Sul

A forte chuva que atinge os três estados do sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desde a tarde de sexta-feira, já deixou pelo menos oito mil desalojados e provocou grandes estragos em dezenas de cidades. Até ao final da tarde deste domingo, no entanto, os serviços de Protecção Civil não tinham notícia de vítimas fatais em consequência direta dos temporais na região.

O maior número de desalojados está no Rio Grande do Sul, aproximadamente cinco mil, que foram levados para abrigos e estão a receber auxílio das autoridades locais. As cidades mais atingidas no estado são Gentil, Lajeado do Bugre e Santo António da Palma.

Em Santa Catarina, apesar de até à tarde de hoje o número de desalojados reconhecido oficialmente ser menor, pouco mais de três mil, a situação é bastante grave, estando várias cidades inundadas por rios, que em alguns casos já tinham subido dez metros acima do seu nível normal. A situação mais crítica era em Itajaí, Blumenau e Rio do Sul, tendo esta última sofrido avultados estragos.

Outras cidades de Santa Catarina fortemente fustigadas pelo mau tempo são Rio do Oeste, Brusque, Ibirama, Trancoso Central e Aurora. Em todo o estado, deslizamentos de encostas interrompiam, na tarde deste domingo, o tráfego em diversas estradas nacionais e locais.

No Paraná, pelo menos seis mil casas foram de alguma forma afetadas por alagamentos, mas a Protecção Civil não contabilizava até hoje desalojados. Neste estado, as cidades mais afetadas são Corbélia, Guarapuava, Francisco Beltrão, Guarapiaçu e Cascavel.

Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul mau tempo desalojados abrigos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)