Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

May assume governo

Nova PM britânica avisa que Brexit levará tempo.
Ricardo Ramos 13 de Julho de 2016 às 08:27
Theresa May é a partir de hoje a nova ocupante do nº 10 de Downing Street
Theresa May é a partir de hoje a nova ocupante do nº 10 de Downing Street FOTO: Will Oliver / EPA
Dezasseis anos depois de Margaret Thatcher, uma mulher volta hoje a ocupar a chefia do governo britânico. Theresa May sucede a David Cameron e terá como principal missão negociar a saída do Reino Unido da União Europeia. Para desespero de Bruxelas, já avisou que não tem pressa.

May, de 59 anos, chega ao número 10 de Downing Street mais depressa do que estava à espera. A desistência de Andrea Leadsom, sua rival na corrida à liderança do Partido Conservador, deu-lhe a vitória antecipada e deixou-a com apenas dois dias para preparar o governo, em vez dos dois meses que tinha previsto. A prioridade é formar um executivo capaz de voltar a unir o partido após as feridas abertas pelo debate do Brexit.

May, europeísta convicta mas obrigada a respeitar e dar seguimento ao desejo expresso pela maioria dos britânicos no referendo, vai ter de dar cargos importantes aos defensores da saída da UE e já garantiu que o Brexit é irreversível, embora não imediato. "O artigo 50 só será acionado quando estivermos prontos", deixou ontem bem claro Chris Grayling, aliado de May e líder da Câmara dos Comuns.
Margaret Thatcher Theresa May David Cameron Reino Unido União Europeia Bruxelas Downing Street Brexit
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)