Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Médica faz abortos e trafica órgãos de fetos

Vídeo mostra mulher a descrever detalhes das intervenções.
23 de Julho de 2015 às 13:40
Imagem do site das clínicas Planned Parenthood
Imagem do site das clínicas Planned Parenthood FOTO: DR

Um grupo antiaborto norte-americano divulgou um vídeo gravado com uma câmara oculta onde uma médica revela que faz abortos sem danificar os órgãos do feto, para alegadamente os vender.

A conversa ocorreu durante um almoço num restaurante em Los Angeles, nos EUA. A médica ginecologista Deborah Nucatola, da clínica Planned Parenthood, não interrompe sequer a refeição para explicar a técnica de esmagamento da cabeça do feto, por vezes com seis meses de gestação, sem danificar os órgãos.

"É muito bom quando conseguimos o coração, pulmões e fígado intactos. Quando isso acontece, tento não esmagar essa parte, esmago mais abaixo ou acima", revela. O vídeo foi gravado por dois ativistas antiaborto que se fizeram passar por funcionários de uma empresa de biotecnologia. As imagens foram partilhadas agora no YouTube pelo Center for Medical Progress.

Clínica investigada
Apesar das declarações da médica, é difícil saber o que realmente aconteceu durante o almoço, uma vez que as filmagens foram gravadas e editadas por aquele grupo antiaborto. O Center for Medical Progress é uma organização sem fins lucrativos que se descreve, no próprio site, como um grupo de jornalistas dedicados à supervisão e informação sobre a ética médica.

De acordo com o jornal The Washington Post, o porta-voz da Planned Parenthood, Eric Ferrero, afirma que o vídeo deturpa o trabalho do centro e que é normal as clínicas de planeamento familiar, desde que com a devida permissão do paciente, utilizarem tecido fetal em pesquisas com células-tronco, o que é permitido nos Estados Unidos.

Este tipo de acusações não são novidade para as clínicas Planned Parenthood. Em 2000, várias filiais foram investigadas após a publicação de uma investigação de um outro grupo antiaborto. O FBI chegou mesmo a inquirir a filial localizada no Kansas, mas concluiu que não havia irregularidades.

médica trafica órgãos bebé aborto clínica Planned Parenthood Center for Medical Progress EUA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)