Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Médio Oriente: Reaberta fronteira entre a Faixa de Gaza e Egipto

A população da Faixa de Gaza recebeu a notícia da reabertura da fronteira com o Egipto, prevista para o próximo sábado, entre reacções de esperança e de hesitação.
26 de Maio de 2011 às 16:52
Segundo o político, a população reagiu ao anúncio da reabertura com "contentamento"
Segundo o político, a população reagiu ao anúncio da reabertura com 'contentamento' FOTO: gg

"É um passo importante para o alívio das dificuldades do povo de Gaza", disse à Agência Lusa Ziad Abu Amr, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros palestiniano, num contacto telefónico.

A passagem foi encerrada pelo ex-presidente egípcio Hosni Mubarak na sequência do bloqueio imposto por Israel a Gaza em 2007, quando o movimento islamista Hamas assumiu o poder no território.

O ex-ministro espera que este "seja o início de medidas mais extensivas no sentido de aliviar outras restrições e principalmente o bloqueio".

 

Abu Amr sublinha a expectativa de que "depois da formação do novo governo a passagem seja aberta ao movimento de pessoas e bens sem quaisquer restrições". Acrescentando que: "Até ao momento é apenas uma abertura parcial que não prevê mercadorias".

 

O ex-ministro salvaguarda que é "necessário que o povo de Gaza possa circular mais livremente", sendo para tal "necessário empreender medidas para abrir a fronteira de um modo global e permanente", algo que, de acordo com Abu Amr poderá vir a fazer parte do conjunto de medidas do novo governo.

Segundo o político: "As pessoas estão cheias de esperança pois acreditam que 90 por cento dos seus problemas estão ligados (à divisão política entre os dois movimentos), e estão ansiosos por ver a formação do novo governo, o fim definitivo das divergências, aguardam os benefícios que trará para a gente de Gaza", concluiu.

GazaAbu AmrHosni MubarakBloqueio EgiptoIsrael
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)