Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Mega-operação internacional contra pornografia infantil

A Guarda Civil espanhola está a coordenar uma operação em larga escala contra a pedofilia na Internet, da qual se espera a detenção de mais de 500 pessoas em 12 países da Europa e da América do Sul.
16 de Março de 2005 às 16:34
Regista-se para já a detenção de 19 pessoas em Espanha, desconhecendo-se o número de detidos nos outros países, devido à diferença horária.
Foram localizadas mais de 900 ligações a esta rede em Espanha, França, Itália, Suécia, Holanda, Chile, Argentina, Panamá, Costa Rica, México, República Dominicana e Uruguai. Estas investigações foram levadas a cabo pelo Eurojust e Ibered, organismos que coordenam as polícias europeias e latino-americanas, respectivamente.
Foi na província espanhola de Pontevedra que tiveram início as investigações, depois de um cidadão ter denunciado um site com conteúdo pedófilo, que podia ser obtido através de uma sala de chat. Depois de localizadas as pessoas envolvidas na rede pedófila, seguiram-se buscas domiciliárias foram apreendidos material informático, câmaras de vídeo, CD’s, vídeos, fotografias e documentação que está a ser analisada. Estima-se que tenham sido distribuídos, por esta rede, mais de 20 mil artigos com conteúdo pedófilo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)