Grécia: "Memorando é para cumprir"

Alexis Tsipras com tarefa difícil pela frente.
Por Ricardo Ramos|22.09.15
  • partilhe
  • 0
  • +
Grécia: "Memorando é para cumprir"
Alexis Tsipras (à direita) vai reeditar a coligação governamental com o partido nacionalista Gregos Independentes, de Panos Kammenos Foto Michalis Karagiannis/Reuters
Resultado das eleições gregas vai influenciar desfecho em Portugal?
Os líderes europeus felicitaram esta segunda-feira o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras pela sua reeleição, mas deixaram um aviso claro: o acordo do terceiro resgate é para cumprir, e a primeira avaliação está já aí à porta.

"Há muito trabalho a fazer e não há tempo a perder", disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, garantindo que Bruxelas "apoiará o novo governo grego nos seus esforços". Já o líder do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, diz estar preparado para "continuar a apoiar a Grécia nas suas ambiciosas reformas", enquanto o porta-voz do governo alemão, Steffan Seibert, foi direto ao assunto: "O memorando do terceiro resgate continua válido após as eleições".

Com estas advertências, os parceiros europeus pretendem evitar que Tsipras, reforçado pelo forte mandato popular que recebeu nas urnas, procure agora fazer alterações ao acordo que assinou.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!