Stella-Lily McCorkindale, uma menina de cinco anos, morreu a 1 de dezembro vítima de Strep A, em Belfast, Irlanda. No Reino Unido, a comunidade médica está preocupada, uma vez que Stella é a nona criança a morrer nas últimas semanas devido à infeção bacteriana, reporta o jornal britânico The Mirror.
O pai de Stella
Robert McCorkindale conta que levou a filha ao hospital três vezes antes do desfecho trágico. A criança começou a sentir os sintomas a 26 de novembro e foi levada às urgências a 28, 29 e 30. Se, no ínicio, os médicos suspeitavam de uma simples desidratação, ao longo da evolução da doença perceberam que a situação era mais prepocupante.
No dia 30 de novembro, com o agravar dos sintomas, a criança disse ao pai que sentia que ia morrer. Stella perdeu a vida na madrugada do dia seguinte.
Robert agradeceu a dedicação da equipa médica com a filha, mas lamenta que devidas precauções não tenham sido tomadas na primeira ida da menina ao hospital.
"A morte de uma criança é um acontecimento que quebra o coração da família e dos amigos e, em circunstâncias tão trágicas, damos à família espaço para lamentar", referiu um porta-voz do hospital após a morte de Stella.
A Strep A é uma infeção bacteriana que tem como sintomas dores de garganta e infeções cutâneas, geralmente tratadas com antibióticos. A doença invasiva acontece quando as bactérias ultrapassam as defesas imunitárias do corpo.