Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Meningite mata em Porto Seguro

Um inesperado e violento surto de meningite está a assolar o estado brasileiro da Bahia e a provocar mortes, muitos internamentos, interrupção do ano lectivo e apreensão entre locais e turistas. O caso mais preocupante ocorre em Porto Seguro, cidade visitada por milhares de portugueses por ter sido o ponto de descobrimento do Brasil: quatro pessoas morreram em apenas uma semana.
29 de Outubro de 2009 às 00:30
As praias de Porto Seguro são procuradas por muitos turistas lusos
As praias de Porto Seguro são procuradas por muitos turistas lusos FOTO: direitos reservados

De acordo com fontes médicas, em Porto Seguro o surto é de meningite meningocócica do tipo C, a forma mais letal da doença. Além das quatro pessoas que morreram na última semana – dois adolescentes, um turista de São Paulo de 23 anos e uma habitante local de 26 anos – mais quatro pessoas estão internadas em estado considerado grave.

A Secretaria de Saúde da Bahia, afirma que o surto de meningite na sua forma mais grave na região de Porto Seguro apanhou de surpresa as autoridades sanitárias, e adianta que todas as pessoas infectadas participaram numa festa que reuniu centenas de locais e de turistas em Trancoso, uma povoação do concelho de Porto Seguro muito procurada por estrangeiros devido à sua beleza natural. Até agora as autoridades baianas não têm informações de estrangeiros, portugueses ou de outras nacionalidades, infectados.

No entanto, as autoridades chamam a atenção para o facto de os pacotes turísticos para Porto Seguro terem uma duração média inferior a uma semana, pelo que a eventual contaminação de um estrangeiro só será detectada no regresso do visitante ao seu país de origem.

Em Trancoso as escolas foram fechadas e em Porto Seguro, Eunápolis, Itabuna e outras cidades do extremo sul da Bahia outras medidas estão a ser tomadas para tentar conter o avanço da doença.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)