Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Menino de onze anos salta de avioneta e escapa à morte

Um menino de 11 anos escapou da morte saltando de uma avioneta desgovernada em queda livre e nadando até à costa no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. Leonel Gheller foi encorajado pelo pai a saltar da aeronave para tentar salvar-se, mas o pai morreu.
5 de Novembro de 2012 às 20:59
O acidente ocorreu ao largo da praia de Taquarinhas, no passado sábado, na cidade de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina
O acidente ocorreu ao largo da praia de Taquarinhas, no passado sábado, na cidade de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina FOTO: Arquivo CM/Foto ilustrativa

O acidente ocorreu ao largo da praia de Taquarinhas, no passado sábado, na cidade de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina.

De acordo com o relato de pescadores que assistiram a tudo, deve ter havido uma falha mecânica, pois o motor da avioneta parou, voltou a funcionar e parou de novo sucessivas vezes, até que o aparelho, já sem controlo, perdeu altitute bruscamente.

Leonel, que ia no pequeno avião com o pai, o empresário Claudir Gheller, de 53 anos, e um amigo da família, o médico Júlio César Mandelli, de 50 anos, que pilotava, contou que, quando o avião perdeu bruscamente altitude, foi atingido por uma onda que ganhou muita altura ao bater numa rocha.

O aparelho, atingido numa asa, ficou virado de cabeça para baixo, deixando desesperados os ocupantes.

Foi nessa altura que Claudir gritou para o filho tentar abrir a porta do aparelho e pular no mar, apesar das ondas revoltas. “Salta, filho, salta e nada forte, que consegues salvar-te!”, gritou o empresário, segundo a narração do filho.

Leonel saltou do avião quando este já quase batia no mar e nadou com todas as suas forças para vencer as ondas, conseguindo chegar, apesar de alguns ferimentos, a terra firme, onde foi ajudado por pescadores.

Ao olhar para trás, ele já não viu o avião, que tinha submergido e levado para o fundo do mar os corpos do pai e do amigo.

salto avião acidente avioneta santa catarina brasil leonel gheller
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)