Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Menor tomado por terrorista

Um menino muçulmano de 7 anos foi repetidamente barrado nos aeroportos durante uma viagem aos EUA com a família por ter o nome igual ao de um suspeito de terrorismo.
21 de Agosto de 2007 às 00:00
 Javaid Iqbal
Javaid Iqbal FOTO: direitos reservados
Javaid Iqbal, de origem saudita mas residente no Reino Unido, julgava que ia passar umas férias de sonho na Disneylândia de Orlando, na Florida, mas o pesadelo começou logo à partida de Manchester, onde o seu nome fez disparar o alerta no balcão de check-in. Isto porque é igual ao de um paquistanês deportado dos EUA em 2002 por falsificação de documentos e suspeita de ligações ao terrorismo. Apesar da diferença de idades e do facto evidente de se tratar de uma criança, mesmo assim foram necessárias mais de três horas para receber autorização para embarcar.
No regresso, a história repetiu-se. Primeiro, num voo de Orlando para Filadélfia e, depois, no voo de regresso ao Reino Unido. Aqui o caso foi mais grave, porque devido à confusão, os bilhetes de Javaid e da sua família foram cancelados e acabaram por perder o avião. Já de regresso a casa, o pai de Javaid afirmou que o filho ficou “traumatizado” pela experiência.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)